Imóveis: entenda os riscos e as vantagens deste investimento

O investimento em imóveis está voltando? A crise parece aos poucos dar uma recuada, e o que já foi um sinônimo de ganhar dinheiro, pode estar com os dias contados e voltar novamente! Primeiro vale lembrar que investir em imóveis parecia ser uma das maneiras mais seguras de manter o dinheiro circulando.  Até que a crise de 2008 no mercado imobiliário americano fez com que muitos investidores repensassem sua maneira de empreender.  Esta crise que chegou ao mercado brasileiro em 2012 também fez com que os investidores brasileiros ficassem desconfiados.

Apesar disso, este ainda é um mercado rentável e têm chamado cada vez mais empreendedores, principalmente no Brasil.O mercado imobiliário ainda é considerado um dos mais seguros para se investir.  No entanto, como em qualquer investimento, o melhor a se fazer é estar preparado e estudar bem os riscos e as vantagens.

É vantajoso sim!

Especialistas afirmam que, apesar dos percalços sofridos por este mercado, investir em imóveis pode ter inúmeras vantagens.  Um dos principais benefícios é com certeza a segurança.  Este é um patrimônio físico, portanto não pode ser confiscado como acontece com outros tipos de investimentos.  Também é quase certo que a renda se torne vitalícia no caso de imóveis comerciais e residenciais em uma boa localização.

E mais, se você tem dinheiro no banco, melhor ainda! Até porque já é notável que há vários imóveis a venda, e alguns donos estão há anos tentando vendê-los. Nessa hora, se aparecer um comprador com dinheiro e com boas chances de negociação, é bem provável que este dono acabe diminuindo consideravelmente o valor do imóvel, até porque tê-lo parado sem estar alugado representa contas a serem pagas, como IPTU e condomínio.

Os imóveis tem um histórico de valorização maior que outros investimentos.  Como estamos em época de crise, esta é outra vantagem que este tipo de investimento oferece muito interessante para os investidores.  Os bens imobiliários não perdem o valor com o passar dos anos e também são reajustados conforme a inflação, o que traz inúmeros benefícios para os investidores.

Apesar de todas essas vantagens, você deve saber que investir no mercado imobiliário também possui riscos e algumas desvantagens.  A rentabilidade por exemplo. Este não é considerado um dos investimentos mais rentáveis do mercado.  Além disso, como explicam os especialistas, os imóveis possuem uma maior lentidão na rentabilidade que outros ativos, ou seja, demora-se  mais para ganhar dinheiro.

A melhor alternativa para se ter uma maior rentabilidade nos imóveis é comprar o imóvel em leilão, nesse caso sempre será possível comprar abaixo do valor de mercado.

Invista em um imóvel bem localizado

Localização, localização, localização….

Ou como os americamos falam.

location, location, location….

Quem entende deste mercado afirma que o grande risco do mercado imobiliário é a localização.  Para ter uma boa rentabilidade na compra tradicional você precisa comprar ou investir em um imóvel bem localizado.  A falta de liquidez também pode ser um risco para quem investe em imóveis.  É difícil de acontecer, mas desvalorização do imóvel também pode ocorrer e é outro risco a ser considerado.

Com a  baixa demanda  e por causa da crise, houve uma pequena retração de compra nos últimos anos, por isso esta pode ser uma boa hora para comprar imóveis . Você deve aproveitar para buscar as melhores ofertas e negociar da melhor forma para você.  O conselho dos peritos deste mercado é neste momento  é vender imóveis  ou comprar outros principalmente nos leilões..

Se o imóvel for para alugar, recomendamos cautela. O mercado estará mais aquecido para este tipo de investimento nos próximos dois anos.  Se você for investir para vender o imóvel, a melhor opção são os leilões de imóveis.

De alguma forma ou de outra, o que todos eles recomendam é que você pesquise bastante as construtoras, a localização e todo o investimento como um todo. Só desta maneira você poderá ter a certeza de estar fazendo um bom negócio. 

Comprar o Curso Segredos da Arrematação 3.0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *